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Foto do escritorAntonio Artêncio Filho

Despesas e Receitas Não Conferem com o Orçamento do Condomínio

A Assembleia Geral Ordinária anual

Tem como um dos objetivos, aprovar a peça orçamentária do condomínio para o ano corrente, visando o equilíbrio entre receitas e despesas; mas, às vezes, as contas fogem ao controle, situação que deverá ser resolvida pelo síndico.



Qual a implicação da previsão orçamentária não corresponder ao exercício do ano?

Num primeiro momento, há a possibilidade de que o condomínio entre no “vermelho”, que não tenha dinheiro na própria conta corrente para arcar com as contas mensais, quer ordinárias ou extraordinárias, podendo levar até à negativação do nome e respectivo CNPJ.



Possíveis efeitos

  • A responsabilidade legal (civil ou criminal) e pessoal é do síndico, que pode ser penalizado caso sejam constatadas irregularidades;

  • É uma situação que traz outros riscos, como o não pagamento dos salários dos funcionários e a impossibilidade de comprar produtos necessários (de limpeza, elétrica etc.), acarretando falta de manutenção e gerando o caos;

  • Pode provocar um ambiente de discórdia, desconfiança e muito bate-boca entre os próprios condôminos, arrastados a uma confusão que será difícil de contornar para que se retorne ao caminho suave e correto.


Qual a melhor saída?

Providenciar uma Assembleia Geral Extraordinária, expondo com clareza e certeza os dados relativos ao momento financeiro pelo qual o Condomínio atravessa e, nesta ocasião, aprovar uma suplementação de arrecadação como medida de urgência. Num outro sentido, realizar um corte de despesas, renegociar os contratos vigentes e dilatar os prazos de pagamento. Ou seja, procurar estancar a sangria de despesas e respectivos pagamentos e arrecadar mais, buscando dar tranquilidade a um momento ruim.


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